20 – Isto é Spinal Tap

220px-ThisisspinaltapposterSenhor Burns, Smithers, Ned Flanders, Reverendo Lovejoy, Kent Brockman, doutor Hibbert, Lenny, diretor Skinner, Otto, Rainier Wolfcastle… O que essas figurinhas folclóricas têm em comum, além de, obviamente, serem personagens dos Simpsons? Todas compartilham a honra de serem dubladas pelo mesmo sujeito, o pequeno grande Harry Shearer, um californiano de 1,67m, cujo talento é inversamente proporcional ao seu tamanho.

simpsonsfolk

Mesmo antes do nascimento do próprio rock, aos 10 anos de idade, Harry Julius Shearer já trabalhava no cinema: estreou em 1953, em Abott & Costello no planeta Marte. A convivência com os criadores da célebre rotina Who’s on the first? deve ter influenciado o menino. No mesmo ano ele ainda apareceria no épico O Manto Sagrado, o primeiro filme a ser exibido no formato Cinemascope. Dá pra perceber que o cara já tá rodando por aí faz tempo.

abc_harry_shearer_090609_sshLá pelos idos de 1984, pouco antes de parar em Springfield, Shearer saudava os deuses do rock and roll como o baixista Derek Smalls, em This is Spinal Tap, o falso rockumentário de Rob Reiner. O episódio da réplica de Stonehenge modelada em escala inadequada é um dos pontos altos da história da comédia em todos os tempos. A vida imitou a arte: um quarto de século depois a banda continua na estrada, como podemos conferir nesse clip com os sessentões Shearer, Michael McKean e Christopher Guest provando que ainda são a Majestade do Rock.

Isto é Spinal Tap é um dos melhores mockumentaries já feitos. Mockumentary vem da junção das palavras mock (brincar, debochar) e documentary. É possível que Reiner tenha se inspirado nos Ruttles de Eric idle, de All You Need is Cash, realizado alguns anos antes, uma bela paródia aos trocentos documentários hagiográficos sobre a trajetória dos Beatles que havia então.

tap_horn

Rob Reiner, o diretor, também faz o papel do documentarista que passa o tempo todo filmando e entrevistando os membros da banda. Apesar de haver um roteiro escrito, a maior parte do que se vê na tela é fruto de improviso. A piada, aliás, ficou tão bem feita que na época do lançamento muitos acharam se tratava de fato de um documentário, o que explicaria o fracasso nas bilheterias. Apenas com o passar do tempo é que veio a se tornar um cult.

Curiosidade – O episódio de Stonehenge, acima mencionado, foi inspirado nos bastidores da turnê do Black Sabbath para divulgação o álbum Born Again. Aqui neste pod a história é contada, a partir de 07:00.

Trailer de Isto é Spinal Tap.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: