25 – A Última Festa de Solteiro

bachelorAtor consagrado, mais vinte anos no topo, dois Oscars na prateleira, criador de tipos inesquecíveis, como Forrest Gump, o astronauta Jim Lovell, Andrew Beckett em Filadélfia, Capitão Phillips… Olhando essa respeitável galeria, quase dá pra esquecer que em 1984 Tom Hanks era o grande nome da comédia juvenil descartável. Quase.

Dois títulos ajudaram consolidar essa sua imagem, em 84: Splash – Uma Sereia em Minha Vida e A Última Festa de Solteiro. A Última Festa… é o legítimo representante de um subgênero conhecido como arrested development, em que jovens (homens, geralmente) se comportam como crianças. Em alguns casos, como animais. John Belushi fez carreira com O Clube dos Cafajestes. Porky’s pertence à linhagem. E as duas maiores bilheteria da história da comédia, Se Beber, Não Case e Ted, também rezam pela cartilha de muita cerveja, sacanagem e gags envolvendo vômito e flatulência.

imagesO ano foi pródigo em comédias dessa natureza: ainda teríamos A Vingança dos Nerds e o início da longa série Loucademia de Polícia, com o tipo adulto-crianção personificado por um ainda bancável Steve Guttenberg. Ainda que de forma um pouco mais comedida, os senhores de meia-idade A Dama de Vermelho também se comportavam como moleques. Desse aí, a única coisa memorável é a Kelly Le Brock imitando Marilyn Monroe ao som da um zilhão de vezes reproduzida I Just Called to Say I Love You, de Stevie Wonder.

Coincidência ou não, a carreira de Hanks deu uma guinada em Big, quando ele deu vida a um menino que se transformava em adulto ao ter seu desejo atendido por uma máquina de parque de diversões. A partir daí, recebeu sua primeira indicação ao Oscar e passou a receber propostas para papéis mais sérios. Amadureceu. O mesmo não pode ser dito do gênero que o lançou.

Trailer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: