240 anos de Porto Alegre

Hoje é aniversário de Porto Alegre.

Cidade com um muro que separa a cidade do Guaíba. Muro que ao invés de se chamar muro da Mauá, deveria ser o Muro da Geni, como na música do Chico Buarque. O muro que foi erguido para conter a água e evitar que outra enchente arrasadora ocorra, hoje é visto como uma espécie de muro de Berlim.

Lugar de um entardecer maravilhoso, com cores que não há em lugar algum, mas para desfrutar isso o cidadão deve estar alerta para não ser assaltado enquanto louva o sol.

Capital de todos os gaúchos, cheia de sotaque que todo mundo reconhece, menos os portoalegrenses que teimam em dizer que não possuem nenhum. Cidade extremamente suja, emporcalhada por pessoas sem noção que culpam a prefeitura por não cuidar dela direito.

Terra esportiva, em que dois times dividem a cidade, mas na hora do hino do estado, cantam em uníssono, ensinando o significado de amor pela terra, acima das divergencias de opinião, até mesmo as futebolísticas.

De clima extremo, testa os que aqui vivem com o calor e o frio, forjando os gaúchos como se forja o aço, só para que quando daqui saírem, conquistarem facilmente as terras por onde passarem.

Aqui tem problemas, mas se algum guasca de fora vier aponta-los, sai corrido na base da bicanca com bota de ponteira de ferro.

Entre hoje até domingo, pode até ser noticiado erroneamente que um incêndio ou um vulcão em erupção está em atividade na região, mas não será essa a causa da fumaça. É que aqui, para comemorar aniversário não se faz bolo, se faz churrasco.

Feliz aniversário, capital do mundo de todos os gaúchos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: