Smells like teen Spielberg

Goonies + ET = Super 8

Inegável que esse J.J. Abrams tem a manha. O filme é ágil, cativante e o elenco juvenil conta com pelo menos um talento luminoso, uma garota de 13 anos chamada Elle Fanning. É daquelas que destroça os outros no set. Lembra um pouco a Jodie Foster quando tinha a mesma idade, porém é melhor. O colega 300 lembra que ela é irmã mais nova da Dakota e que, portanto, o talento deve ser de família. Em contrapartida, o “gordinho da turma” (sempre tem um) é um desastre em matéria de canastrice e histrionismo. Ah, tem um personagem deveras engraçado, um lôrinho de aparelho nos dentes cujo único objetivo na vida é explodir coisas.

Ela é Elle

Ela é Elle

Pena que o talento na condução do ritmo e do elenco não seja suficiente para mascarar o gosto de comida requentada do roteiro: conflitos entre pais e filhos em um buraco suburbano, alienígenas prisioneiros nos EUA desde os anos 50, os homens do governo guardando este segredo a sete chaves e por aí vai…

Algumas sequências altamente desnecessárias, daquelas que se vê nitidamente que foram criadas apenas pra mostrar o trabalho do pessoal dos efeitos visuais: o acidente do trem logo no início é o maior exemplo. Suppabombastic! Não tinha necessidade de filmar daquele jeito… Na verdade, a melhor sacada do roteiro – e que deveria ter sido melhor explorada – tem a ver com o super-8 do título. A meninada tá rodando um filme de zumbis nessa bitola (a trama é ambientada em 1979), situação que propicia uma série de diálogos espertos sobre o processo de criação/produção de uma película.

O Feiticeiro e o Aprendiz

Abrams escancara sua admiração pela obra do patrão, o produtor executivo de Super-8, Steven Spielberg: a reverência ao diretor de Contatos Imediatos de Terceiro Grau está expressa em cada fotograma. Só faltou o John Williams. Praticamente um aprendiz de feiticeiro repetindo à risca os passos do mestre. O que não é necessariamente ruim. Só não é inovador. Mas o que é hoje em dia?

Aqui a sinopse. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: