Tecnologia e o amor

A tecnologia pode influenciar o amor e o relacionamento entre pessoas? Acredito que sim e que já ocorre faz bastante tempo, mas foi absorvido de tal maneira que nem sempre nos damos conta disso.

Quem não manda torpedos? Bom, exceto Machete, que não manda torpedo, acho que o resto manda. Mais do que torpedos, a tecnologia proporciona novas linguagens. Esses dias vi uma guria falando com o namorado, não pelo celular mas abraçada nele. Ela dizia:

– Esse dois, esse dois, esse dois de montão.

Se você não é nerd não sabe o que é, então vou digital “esse dois”:  s2 .

Viu? Um coração. A maneira de teclar “miguxo” acabou incorporado também por não “miguxos” hoje. Não é coisa apenas do mundinho emo. Saiu do mundo virtual para o real. Então ao invés de falar coisas como “eu te amo”, “você é o méééuu coração” e coisas do gênero que só fazem sentido quando se está apaixonado, se resume a um símbolo com várias interpretações. Um hieróglifo.

Saimos portanto da linguagem pictográfica simbólica hierográfica para uma linguagem que utiliza simbolos que em conjunto querem dizer uma única coisa e que pode ser conjugado em verbos e por aí vai. Depois, assassinamos a linguagem escrevendo absolutamente errado. Isso quando não vem uma nova convenção para estabelecer os padrões de escrita para confundir as idéias para todos com mais de trinta anos. Exceto jornalistas, só vejo pessoas com problemas para lembrar que “jibóia” virou “jiboia”.

Agora, voltamos a usar hieroglifos, usando junções de caracteres como =^.^=  ou : ) ou XD que perduram desde os tempos de mIRC, somados a avatares (que nada tem a ver com o significado real da palavra, tampouco o filme de James Cameron) em 3D no novo Live Manager.

Se é bom ou ruim, a história vai dizer. Sempre diz. Daqui três mil anos talvez alguém encontre um s2 e fique espantado como era possível se comunicar assim. Não sei.

Para ilustrar essa teoria da comunicação influenciando o amor e o relacionamento, vai um comercialzinho da Vodaphone.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: