Homem de Ferro 2

Você pega o exército da direita, eu pego o da esquerda.

Neste domingão fui ver Homem de Ferro 2.

O primeiro vi direto no DVD, não sei porque estava com um preconceito enorme quanto ao pipocão. Sei lá. A primeira vez que vi, aliás,  não gostei. Provavelmente não estava no espirito. Vi depois e gostei tanto que fiquei pensando por qual motivo não havia gostado.

No fim, acabei comprando o DVD. Sim, comprei o original, bonitão na capa.

Desta vez fui no cinema para ver esse 2. Se o primeiro é divertido mas não tem muitas cenas com armadura, agora a coisa mudou. Acho que é uma das mais justas evoluções do 1 para o 2. Claro que o fato de não ter sido um reboot conta, afinal não tinha nenhum outro filme do personagem antes, certo? Se tinha não lembro, não vi, ninguém me contou.

Tem muitos pontos a favor do filme, quase nada contra. Lá nos idos 1985, por aí, o Espantalho e eu até pensamos em como seria legal ter um filme de cada personagem e depois reunir todos num grandioso final. Profetas desconhecidos, acabamos hoje vendo acontecer essas coisas que só um guri ou um executivo com MBA pode conceber. Já temos o Hulk, o Homem de Ferro e quem tem paciência, pode ver o Mjolnir.

Homem de Ferro tem o ator certo para ser Tony Stark. Gwneth Paltrow também parece muito feliz no filme. Os dois estão se divertindo ali. A Natasha Romanov tem uma participação pequena porém marcante. Está ali principalmente para sorrir e dar porrada. E dá porrada com classe. Parece que estudou na mesma classe que Jason Bourne.

Mickey Rourke é um vilão. Vilão do tipo que eu gosto. Vilão do mal. Um tipo casca grossa que está ali com objetivo e vontade. Mau como o pica-pau. Vingativo. Nada de vilão dramático que o espectador fica pensando se compreende ou não os dramas existenciais de uma vida sofrida. O negócio dele é botar fogo no parquinho.

A história é muito legal. Sério. Tem o espírito dos quadrinhos. Nada grandioso, histórico, épico e blablablá. É uma aventura simples e divertida. Até o Homem de Ferro tchuco tem.

Acho que a única coisa que desagrada é a presença do Samuel Jackson como Nick Fury. Quem viu o primeiro Homem de Ferro até o fim dos créditos sabe que ele é o Nick Fury, então nem é spoiler. Nick Fury devia ser aquele ator que fez o coronel casca grossa do Avatar. Não um cara que parece o Morpheus, caminha como o Morpheus, fala como o Morpehus… mas não é o Morpheus. Nick Fury é um casca grossa, não um cara de sobretudo de couro com gola Elvis Presley falando como um mano gangsta do Bronx.

No geral, Homem de Ferro 2 é pipocão, pauleira, pancadaria, carro explodindo, tiros, voos, raios e tudo que faz um filme ser “dos bão”. Filme de guri.

Anúncios

6 Respostas

  1. Viúva Negra é personagem anacrônico, resquício da Guerra Fria.

    Agora que é modinha ter mágico, maguinho e demais frufrus em tudo quanto é filme, a Scarlett Johanson tinha mais era que fazer o papel da Wanda Maximoff.

    Scarlet ela já é…

  2. Um Nick Fury ideal seria o David Hasselhoff…

  3. Só para constar, Stephen Lang é o ator que faz o coronel casca do Avatar. O cara já tá na estrada faz um tempão, tem mais de 70 filmes nas costas. Mas só agora começou a chamar a atenção.

    Em 2009 ele teve uma participação hilária no Homens que Encaram Cabras, novamente no papel de um alto oficial das Forças Armadas. Apareceu tb nos Inimigos Públicos, do Mann.

    E ele vai tá no novo Conan, no papel de Khalar Singh (de onde eles desencavam esses nomes?)

  4. A questão é que nos anos 2000 a Marvel lançou um série chamada Milliennium, que pretendia reapresentar os heróis como se tivessem nascido hoje, no mundo de hoje, sem toneladas de cronologia e com uma abordagem mais contemporânea. O Nick Fury clássico , criado nos anos 1960, foi inspirado em caras que eram o protótipo dos bad ass na época: Lee Marvin ou Burt Lancaster. A série Millennium pegou o cara que cumpria o mesmo papel no início dos anos 2000 – e que conitinuou cumprindo mais adiante, como prova o Snakes on a Plane = e o Fury nos novos gibis se tornou o Samuel L. Quando começaram a fazer os filmes, pareceu uma boa ideia chamar o cara. E o Hasselhoff tá meio velho hoje em dia pra essa empreitada…

  5. Filme do Fury com o Samuca, em 2012: http://www.imdb.com/title/tt0482631/

    Mas não vai ser melhor que esse aqui: http://superheroesofvideo.files.wordpress.com/2009/05/nickgi1in7.jpg

    Uga tchaka!

  6. Aliás… Numa dessas histórias do Millar e do Bryan Hitch (baita desenhista) não teve uma passagem em que o Nick Fury dizia que, se os Vingadores virassem filme, ele gostaria que o Samuca fizesse seu papel?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: