O passado não perdoa

Maud Humphrey (1868-1940) foi uma das mais requisitadas ilustradoras do mercado editorial norte-americano na virada do século XIX para o XX. Suas aquarelas  estamparam  as páginas de centenas de revistas e livros, além de cartões e calendários. O forte da artista eram bebês e crianças: Maud era uma espécie de Norman Rockwell da primeira infância.

As ilustrações, em sua maioria, apelavam para um sentimentalismo cor-de-rosa, de claro apelo  feminino: os motivos utilizados por Maud lembram em muito os infames papéis de carta que algumas meninas, por incrível que pareça, ainda colecionam nos dias de hoje.  Claro que havia exceções a essa regra: por vezes a senhora Humphrey  dava mostras de um peculiar senso de humor,  como demonstra a gravura ao lado, em que a inocente menina prepara um par de gatinhos em seu fogareiro. Outro traço de destaque na biografia da nova-iorquina é que chamaria a atenção da sociedade da época por ser uma combativa sufragista.

O filho de Maud iniciando a carreira

No Natal de 1899, a artista e seu marido Belmont foram abençoados com o nascimento do primeiro filho. A pragmática Maud, a partir de então, poderia contar com um modelo em tempo integral: usou e abusou do recém-nascido em suas ilustrações. Um desses retratos, adquirido pela fábrica de alimentos infantis Mellins, conquistou o país: podia-se ver o rosto do bebê de Maud  por todos os cantos, em cartazes, embalagens, jornais e revistas. Foi, sem exagero, uma das crianças mais vistas no início do século XX.

Quem poderia imaginar que, alguns anos mais tarde, essa graciosa criatura de bochechas rosadas iria personificar o ideal da virilidade nas telas do cinema? O mais durão entre os durões. Para saber de quem se trata,

Humphrey Bogart, senhoras e senhores.


Uma resposta

  1. Ele devia odiar esse tipo de lembrança. É como alguém aparecer do nada com aquela maldita foto com você no pinico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: