Vampirismo Suecado

 

posterQuem acha que o cinema sueco se resume às angústias existenciais de Ingmar Bergman ou aos Super-8 de putaria dos anos 70, é porque ainda não conhece Eli, a vampira-mirim de Deixe Ela Entrar (Låt den rätte komma in, 2008). Dando sequência à boa safra de filmes de horror made in Escandinávia, que inclui títulos como Dead SnowIsland of the Lost Souls, Deixe Ela Entrar chama a atenção pela sensibilidade diferenciada com que aborda o cada vez mais manjado universo dos vampiros. Não se trata de mais um filme B adolescente, daqueles que privilegiam o susto vulgar e os efeitos especiais. Nesse sentido, o trabalho do diretor Thomas Alfredson está mais para Drácula de Bram Stoker do que para Crepúsculo.

O roteiro de John Ajvide Lindqvist (adaptando romance de sua própria autoria) gira em torno do oskarinferno adolescente vivido por Oskar, 12 anos, vítima constante de bullying por parte dos colegas. Bom, com esse cabelinho de ABBA tinha mais era que tomar coça, mesmo. Entretanto, a sorte do garoto está para mudar com a chegada de uma nova vizinha, Eli. Ela também tem 12 anos. Há anos. Logo de cara, os dois estabelecem um forte laço de amizade, que irá transformar profundamente suas vidas.

!cid_77AB296F4CFE436BACC08561DD9D182F@paulodc2dbfec3Eli é vivida com supreendente maturidade por Lina Leandersson. Ela é tão competente que quase me fez esquecer que é a cara do Elijah Wood no papel do Frodo Bolseiro.

Atenção para a sequência da piscina, desde já antológica.

Os americanos tão filmando um remake. Medo.

Confiram o trailer aqui.

4 Respostas

  1. Filhão, Dead Snow é norueguês. E ruim de dar pena, típico filme onde a ideia não deveria ter saído do papel.😀

  2. E a Noruega não fica na Escandinávia, uai?

  3. Esses remakes instantâneos já viraram piada.

  4. E lá vem o re-REC…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: