Solidworks

Tem gente que confunde. Acha que Solidworks é um concorrente do Autocad. Não é. Nem de longe. O Solidworks é um programa para desenvolvimento de projetos mecânicos, processos de fabricação e prototipagem. Autocad é mais amplo. Solidworks é mais focado.

Isso não é desmerecimento, muito pelo contrário. Tem coisas que só no solid podem ser realizados. O bichinho é tão bom e rápido que chega a ser nojento.

Graças a distribuição, versão em português e um excelente marketing bem gerenciado e direcionado, o software que é excelente domina Novo Hamburgo. É impressionante como tem fábrica usando o Solid e não o Inventor, este sim um concorrente direto.

Inventor é um programa de cad, da autodesk, que tem a finalidade de modelagem de partes mecânicas, por exemplo. O problema é que ele é realmente mais difícil de se trabalhar. 

Bom, analisando friamente, autodesk tem um conjunto mais poderoso de ferramentas, o render é melhor e etc, mas… com o solid você termina na metade do tempo. Ponto para ele.

Vale a pena conhecer o Solidworks? Vale. Se você trabalha com design de produto, embalagem, engenharia e afins, você precisa conhecer todas as ferramentas disponíveis.

Com certeza o Solidworks é bom. Para quem entende de modelagem e não usa o Solid… ele cota em 3D e muda a peça através da ferramenta de cota e permite desenhar as vistas ortogonais automaticamente, dentro das normas técnicas… com um clique.

Estou pensando em colocar uns tutoriais sobre modelagem em 3D por aqui. Ainda não decidi nem perguntei para os meus amigos blogueiros do AG o que acham.

Anúncios

3 Respostas

  1. Boa tarde!
    Amigo, as diferenças que voce colocou referente ao que o Solid Works faz, o Inventor faz também. Há algumas versoes já o Inventor é melhor que o Solid Works… e nao é por que a maioria das empresas utiliza uma solução que ela é melhor.

    Sugiro que voce conheça um pouco mais do Autodesk Inventor 2010.
    😉

    Abraço!

  2. Se os tutoriais forem elaborados por ti, e não pela Dassault, por mim não dá nada, calça floreada.

  3. tcheloco, veja como está funcionando o Solid Edge da Siemens. Ele tem uma tecnologia sincrona (synchronous) que permite a modelagem direta (sem arvore de features). Se quiser de uma olhada em meu blog. Além disso, a Siemens é detentora do Kernel (motor) do Solidworks (é o msm utilizado no Solid Edge)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: