Para que serve?

As vezes repetir as coisas é um tanto cansativo, então resolvi fazer este post quase nerd, explicando para que serve…

Windows – Sim, você precisa saber mexer no windows para trabalhar. Criar pastas, nomear e renomear, copiar, recortar, usar a calculadora e outros recursos são mais do que necessários. Por isso que conhecimentos do sistema operacional são exigidos em qualquer escola séria. Senão você acaba ficando para trás na aula no momento que o professor diz: salvem o arquivo na sua pasta de trabalho. Daí para a frente a coisa só vai complicar mais.

Corel Draw – É para desenhar. Pode até ser toscão, mas é rápido e fácil. Qualquer um consegue fazer uma boa ilustração, basta um pouco de paciencia. Ele não foi feito para escrever textos longos e tirar espinhas da foto.

Photoshop – É para mexer nas fotos. Agora com recursos em 3D, está sendo usado para a criação de materiais para games, arquitetura e design industrial. Ele não foi feito para criar textos longos. Sim, você pode tirar os olhos vermelhos e as espinhas.

Illustrator – Também é para desenhar. Não… não é cópia do Corel. É o pai dele. Sim, você demora mais para fazer as coisas nele, mas obtém mais qualidade na hora de imprimir.

InDesign – Texto. Se você precisa editar um livro, um jornal, uma revista ou qualquer coisa com grande volume de texto… o seu programa é o InDesign. Sim, as vezes é chato. Não conheço ninguém que gosta mais ou menos. Ou você gosta muito dele ou você o odeia. É inerente ao trabalho. Tem gente que gosta de trabalhar com livros… acredite. Muita gente ganha muito bem para ser diagramador, então, dê uma chance ao melhor programa de paginação que existe.

Flash – Você não faz site no Flash. Você faz multimidia no Flash. Uma das possibilidades do programa é ser usado para fazer um site. Jogos, integração com banco de dados, animação em geral. É tão vasto que pode ser dividido em dois ambientes. Animação e programação. Não é muito fácil fazer animação boa… então prepare-se para estudar.

Dreamweaver – ajuda você a fazer as páginas do seu site. É um gerente na verdade. Com ele você decide o que vai mostrar na tela e que programação será inserida. Também serve para colocar o seu site na internet, ou seja, publicar. Não… ele não é parecido com o word.

Fireworks – Não é uma cópia do photoshop. Ele até tira umas espinhas, mas não é o objetivo do programa. Ele ajuda você a criar rapidamente o layout do seu site. Mais do que qualquer outro programa. Insere facilmente algumas facilidades no código HTML do seu site. Sim, pode fazer um site sem usar o Fireworks, mas você vai demorar mais.

HTML – Não é um programa. É uma linguagem de programação. Você escreve o que vai acontecer na tela. Sim, é bom saber inglês. Facilita um monte porque a maioria dos “comandos” que não são comandos, na verdade tem outro nome, são palavras em inglês, como LEFT, RIGHT, JUSTIFY, TITLE e por aí vai…

Flex – Sim, existe mesmo um programa chamado Flex. Sim, ele é parente próximo do Flash. Não, ele não é igual ao Flash. Sim, ele é feito para criar sites. Sim, é bem fácil. Não… ele não elimina o Flash. É outra ferramenta. É para criar interatividade com o usuário do sistema multimídia.

AutoCAD – É para desenhar qualquer tipo de desenho técnico. Sim, você precisa MESMO saber as regras do desenho técnico para desenhar no Autocad. Sim, as regras são bem rígidas… por isso se chama desenho técnico. Se não houvessem regras rígidas, seria um desenho artístico, onde as regras são menos matemáticas. Autocad não é para arquitetura, nem para engenharia. É para desenho técnico. Arquitetos, engenheiros, designers de produto, moda e várias profissões que usam medidas exatas usam Autocad.

AutoCAD 3D – É o mesmo programa. Não é outro não. É só um módulo diferente para trabalhar. Como o Autocad é muito amplo, algumas escolas separam os módulos desta maneira. É pelo mesmo motivo que separam desenho para arquitetura do desenho de móveis, mesmo usando o mesmo programa. São assuntos diferentes, apenas convergem para a mesma ferramenta.

3DMax – 3DMax já teve outro nome: 3D Studio. É porque com a chegada do Windows, o fabricante foi testar o seu software numa versão que rodava no sistema operacional novo. Colou. Acabou por parar de fabricar a versão que rodava direto no DOS. 3DMax não é para desenho técnico, embora saiba exatamente o que significa escala e proporção. A melhor dica é… Schrek. 3DMax é um software para animação. E bota animação nisso. Tanto para filme quanto para games.

Poser – programa para fazer bonecos em 3D. É mesmo muito bom e fácil. E barato. Só uns 300 dólares.

Premiére – programa de edição de vídeo. Depois de fazer a animação no 3DMax, por exemplo, você precisa fazer a montagem das sequencias. É aí que entra o Premiére. Junta os pedaços animados para criar um filme coerente.

After Effects – adiciona efeitos de video no seu filme. Efeitos… como o sabre de luz dos Jedis, sacou?

Excel – Não… você não pode usar o Excel para fazer cartões de visita. A função do excel é fazer planilhas.

Word – Não… você não pode desenhar e nem fazer cartões de visitas no word. A função do Word é a palavra… entendeu o trocadilho? Hein, hein?

Tenho um amigo que trabalhava numa gráfica expressa. Tinha gente que chegava lá com um cartão de visita pronto, feito no Word. Não façam isso… é perder tempo. O seu e de quem trabalha na gráfica expressa. Se usa o Corel Draw para criar um cartão de visitas.

 

Bom, de cabeça e rapidinho foi o que eu lembrei. No próximo post: o significado e o significante, símbolos da semiótica segundo a visão de Pierce e de Hjelmslev… ou outra coisa qualquer.

Anúncios

6 Respostas

  1. Sobre o pessoal que chega na gráfica com o cartão de visita feito no Word, melhor colocar o “pronto” entre aspas, pois se definitivamente tem uma coisa que um cartão de visita feito no Word não está, é “pronto”, ehehehhe…

  2. o que eu quero saber e para que serve um estilo

  3. adorei a explicaçao!

  4. Serve pra trasar nossa vida!!!!!!!!

  5. qual a diferencia do word 2007 para wordpad?

  6. eu achei muitto interessante essa explicaçao….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: