Em que formato eu salvo?

Momento nerd.

Não sei quantas vezes já respondi isso para meus alunos. Acho que esta é uma dúvida cruel que martela o raciocínio de quem se depara com a terrível tarefa de escolher o formato de salvamento de uma imagem.

A dúvida piora quando se trabalha muito em cima de uma imagem e amadoristicamente faz o “salvar como” sobre o mesmo arquivo muitas vezes. Para facilitar a vida de quem gosta de dar uma photoshopada e não quer perder qualidade nas suas fotos… aí vai o esquema.

1. Fotos obtidas na sua camera digital vem em formato JPG ou JPEG. Dá no mesmo. Este é um formato com grande fator de compactação. Própria para UMA salvadinha. E só.

Por que tio?

Porque esse tipo de imagem tem um sistema de gravação LOSSY. Cada vez que você salva uma imagem jpg em cima dela mesma, parte do seu arquivo é suprimido. É um recalculo do original, cumprindo a risca a tarefa do arquivo lossy. Gravar o mais parecido possível, sempre compactando mais um pouquinho. Portanto, evite ficar salvando os jpgs o tempo todo.

É por isso que programas profissionais como o Photoshop tem um outro tipo de arquivo de edição. Neste caso, temos o PSD.

PSD tio? Não é JPG?

Então, a imagem que você capturou com sua camera é gravada em JPG. Você abre essa imagem no Photoshop e daí faz aquele fundinho esperto e pá… Na hora de salvar, você preserva toda a edição e qualidade da imagem salvando um PhotoShop Document… PSD.

Só depois você grava uma CÓPIA do seu arquivo de edição em JPG.

Você terá o original da turma no bar, obtida pela camera, em jpg.

Um arquivo de edição em PSD, caso queira mudar algo.

Um arquivo editado em JPG, com todos os efeitos, prontos para colocar no orkut.

Se você acha que não vai mais usar, então apague o seu original. Sim! O seu original. Não é o PSD com os efeitos e nem o resultado final. Porque o original é um JPG. No PSD, do photoshop, tem os efeitos em camadas e o seu JPG incluso. Por que fazer assim? Simples, PSD não é Lossy. Não perde qualidade. Ele salva sem matar imagens.

No próximo post, psicodinâmica das cores ou qualquer coisa do gênero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: