Happy Walkman to You!

Mesmo com alguns dias de atraso, o Alerta Geral não poderia deixar de comemorar o aniversário de 30 aninhos do tocador de música pioneiro da Sony: o Walkman!

Azul e compacto!

No dia 01/07/1979, foi lançado no Japão o revolucionário aparelho, pesando apenas 390 g, com o objetivo de tocar suas música preferidas em fitas K7, em qualquer lugar e a qualquer momento! Alguns até pensaram que a moda não pegaria, pela limitação de funções do aparelho para favorecer a portabilidade, porém o sucesso foi tão grande que em 1986 o Dicionário Oxford da língua Inglesa, incluiu o verbete “Walkman” como sinônimo de tocador portátil de música.

Objeto de desejo de muita gente e ainda à prova d'água!

O nome ainda é usado pelo fabricante em seus produtos, mesmo celulares, que apresentam a função de reprodução de música, porém o tamanho dos aparelhos, assim como o formato de armazenamento das músicas, mudou, e muito.

15F6F1_1

A concorrência também ficou mais acirrada e hoje o “Walkman” moderno não é mais o líder de venda, perdendo para o aparelho da Apple, o iPod, que aos poucos assume o posto de sinônimo de tocador de música, ou melhor de tocador de mp3, mas isso não apaga o brilho do nome que trouxe para todos nós, passeios, viagens e muitas horas de ônibus, seja indo para a escola ou para o trabalho, mais agradáveis ao som de nossas músicas preferidas.

Fontes: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1214379-6174,00.html

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/walkman-faz-30-anos-481337.shtml

Anúncios

12 Respostas

  1. Bah, Eve… Teu post me trouxe muitas boas memórias à tona. Lembrei de como essas famigeradas fitas K-7 foram importantes em minha formação musical. Primeiro, as de 45, 46 minutos… depois, 60, 90, e até 120! As Basf, as Sony, as TDK… Tudo direto do Paraguai!
    E o desespero que era pra se conseguir gravar aquela única música, tão desejada? Comprar um álbum inteiro só por causa dela? Não. A alternativa era telefonar para as FM’s, pedindo encarecidamente pro DJ não falar durante a execução… O dedo grudado direto no botão de pause do velho e bom 3 em 1, esperando o momento de iniciar a gravação…

    Hoje temos todas as músicas do mundo ao alcance de um clique, o que é ótimo. Mas parece que escutamos tudo com bem menos atenção…

  2. Não sei se a história foi assim mesmo, mas lembro de ouvir que o Walkman foi invenção de um operário da Sony, que acoplou headphones a um gravador de k-7, para uso próprio. Consta que o lendário Akio Morita teria visto o gajo trabalhando empolgadaço na linha de produção, com aqueles fones no ouvido, e pedido a ele que lhe providenciasse um igual, para ouvir as óperas que tanto apreciava. Daí até partir pra produção em massa, foi um pulo. Si non é vero é benne trovato; imprima-se a lenda!

    390 gramas: levinho, levinho…

  3. Eu de novo… Seguindo na onda da Sessão Nostalgia, lembrei do quanto de pilha era consumido nas funções rewind e fast forward daqueles aparelhinhos, verdadeiros gigolôs de Ray-O-Vac.

    Inevitavelmente acabávamos enfiando canetas BIC nos buracos dos K-7, procedendo manualmente o recuo ou o avanço nas fitas.

  4. E quem nunca deu um fade ou fez uma montagem grosseira no fim da música para caber na fita que atire a primeira pedra!

  5. Tá, e quando inventaram o Walkman com autoreverse!!!! Tá certo que a fita embolava mais, mas não precisava ficar tirando a fita para trocar de lado!

  6. E a fita pronta só no pause esperando a tal música… eu sempre tinha uma separada esperando…
    Agora o “must” foi quando ganhei meu CCE duplo deck! Aí sim comecei na era das mixagens e até conseguia um jeito de tirar o dj falando na música!

  7. Sobre a invenção… há mais

    http://news.cnet.com/2100-1041_3-5226735.html

  8. Retroceder fita com caneta?! Mas só se for girando a fita no ar presa pela caneta!

  9. E quem nunca desmontou uma fita que enrolou ou prendeu nos cabeçotes? E era justamente a fita que tinha aquela música que a gente tinha demorado um tempão prá conseguir e não podia perder de jeito nenhum!!!

  10. Também… Foi comprar fita VAT.

  11. Se fosse uma VAT 90 então…

    Ehehehehe…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: