Desenho + geometria + paciência = 3D

Desta vez o post não tem nada gastronômico, embora eu considere uma verdadeira delícia para fazer. Acho que seu eu não trabalhasse com design, trabalharia com… design.

 

Antes que alguém faça alguma brincadeira, não vou a fashion week em Milão, não tenho um C3 para passear no parcão e Village People não é a minha banda (banda?) favorita. Passo uma “guampa maneira” em quem ficar me enxendo o saco com isso.

Resolvi fazer esse post na verdade para mostrar o processo de criação de uma maquete eletrônica ou passeio virtual. São vários nomes para a mesma coisa: simular uma situação usando animação e desenho assistido por computador.

Depois da idéia básica do ambiente, utilizando as regras do velho e bom método de Gaspar Monge para desenhar, temos uma planta baixa em 2D, exatamente como qualquer desenho rabiscado no papel, só que agora usando um programa como o AutoCad da Autodesk. Não é mera propaganda, é porque este é o melhor programa de CAD. Tem vários por aí, mas nenhum com a mesma quantidade e qualidade de possibilidades e ferramentas. Só para constar, CAD significa Computer Aided Design, ou seja, design assistido por computador.

Arquitetos... louvai ao senhor.

Arquitetos... louvai ao senhor.

 O resultado é um emaranhado de linhas chamado wireframe, que no fim é a mesma planta baixa de sempre.

Ainda no cad

Ainda no cad

Ainda no Cad, as paredes são erguidas e alguns elementos já são preparados para o transporte para o programa que vai dar uma roupagem mais bonita para todo o conjunto: 3D Max, também da Autodesk. Não é uma escolha compulsória, é porque o 3D Max é o programa usado em 8 de 10 filmes hollywoodianos para gerar os efeitos especiais digitais hoje em dia. Isso inclui o Schrek e Homem-Aranha 2 e 3.

Também no Autocad, com as medidas necessárias, o design dos móveis e vários elementos da decoração são modelados.

Roupeiro sob medida. É caro mas é bom.

Roupeiro sob medida. É caro mas é bom.

Se você não compra nas Casas Bahia, pode comprar móveis sob medida. Não são modulados, aquelas coisas que quase são perfeitos, mas sob medida mesmo. Só servem para a sua casa e mais nada.

Prometi uma cozinha para a esposa de um amigo meu. Este meu amigo disse para que eu nem tocasse mais no assunto, porque senão a Déb…, digo, a esposa dele iria querer a coisa de verdade. Como tem gente mão-de-vaca nesse mundo…

Pegando uma cor

Pegando uma cor

Já no 3D Max, com os móveis na medida e tudo mais, as coisas começam a receber cores, materiais(texturas) e um a um são preparados para a animação que ainda virá. Isso exige um certo poder computacional. Não é qualquer computador para fazer essas coisas.

Quarto dos gêmeos.

Quarto dos gêmeos.

 Isso se repete de cômodo para cômodo do projeto.

Da próxima vez, vou desenhar uma casa maior.

Da próxima vez, vou desenhar uma casa maior.

Do Autocad, os móveis sob medida vem, um a um, para dentro do 3D Max.

Vizinhos genéricos

Vizinhos genéricos

Enquanto a casa está ficando pronta, podemos criar a vizinhança. Como o nosso é um condomínio horizontal, com todas as casas iguais, a coisa fica realmente fácil. O céu nublado não é céu, é uma cor genérica também.

Não parece massinha de modelar?

Não parece massinha de modelar?

Está na hora da guarita. Para não perder muito tempo, já que vai ficar vazia, pelo menos por enquanto, modelamos direto no 3D Max. Se um engenheiro visse isso, ficaria horrorizado, já que as medidas não são tãããooo exactas, conforme eles tanto prezam.

Agora com chão

Agora com chão

Como o produto final é o que mais importa para o momento, não é um erro de alguns poucos milímetros que vai fazer diferença.

Preciso de mais espaço para os livros.

Preciso de mais espaço para os livros.

E finalmente temos a casa pronta e mobiliada, assim como o exterior.

Agora é animar

Agora é animar

Começa então o processo de animar. Essa é a parte mais complexa na verdade. Porque são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Luz, câmera e ação são controladas pelo animador, exigindo extrema atenção… mas ao mesmo tempo é a parte mais divertida.

Luzes... muitas luzes...

Luzes... muitas luzes...

E depois de tudo… a renderização. Para quem ouve falar disso, acha que renderizar é somente clicar num botão e deixar o micro trabalhando. Ledo engano. Tem que ficar de muito atento para descobrir em tempo hábil os defeitos e outras coisinhas mais. Quando você assistir um filme da pixar, dreamworks e afins e tiver um nome ao lado da palavra RENDER, tenha certeza de uma coisa… essa pessoa trabalha muito.

A animação ainda não está pronta. São 1200 frames, cada um com um tempo entre 20 minutos a 2 horas e 45 minutos para ficar pronto. Se considerar uma média, fica em 1200 horas de processamento. Um computador bom, demoraria 50 dias para fazer tudo, trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Depois disso tudo, ainda vai para a edição de vídeo. Um programa como o Adobe Premiere é sempre bem-vindo. Quando estiver pronto, postarei aqui.

Anúncios

7 Respostas

  1. QUERO APRENDER. COMO??

    MUITO BOM.

  2. A base para aprender 3D está no método de Gaspar Monge, ou seja, o velho e bom desenho técnico. É necessário um bom conhecimento de geometria descritiva, desenho geométrico e desenho técnico. Qualquer escola séria vai pedir isso ao candidato para estudar 3D. A ferramenta em si não é dificil, o complicado é interpretar o que se quer modelar. Isso também vale para candidatos a animadores de Schrek, os incríveis e afins. Com o tempo pretendo colocar algumas dicas sobre o uso do Autodesk Autocad, 3DMax e Solid Works.

  3. Ou então faz um 21… DDD mais barato pra todo o Brasil.

  4. gostaria muito de aprender esse tipo de desenho, por favor me informe uma dica.

  5. Então… Caro Cláudio.
    Para aprender esse tipo de desenho a minha dica é… estude.
    Estude muito, até os zóinho sairem das órbitas.

    Tanto faz se para design, arquitetura, engenharia, moda ou animação.

  6. Meu pai faz moveis sob medida, e eu achei isso bem interessante até vou mostrar para ele.

  7. quero muito aprender por onde começo quanto custa aprender isso?como posso fazer moro em aracaju, tem como aprender via net ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: