Brucutu sim, burro não

Esses dias estávamos em reunião de pauta, num raro encontro com o companheiro Sempre Alerta. Falando sobre cinema chegamos ao velho e bom estilo de filme conhecido por “dos bom”.
“Dos bom”, só para todo mundo saber, é o estilo onde a porrada vai para todos os lados e os tiros são certeiros, desde que disparados pelo herói, afinal, bandido só mata mesmo amigo do herói.
Eis que defendo como o mais inteligente de todos os astros da porrada. Arnold Schwarzenegger. Defendo porque ele é mesmo um gênio. O sujeito mais esperto e mais inteligente (as duas coisas são difíceis de acontecer) de todos os astros que vieram da pancadaria.
Explico a teoria: Sabendo que não é ator, mas vendo que os dias de Mister Universo estavam contados, ele resolve capitalizar na forma física o seu ganha-pão futuro. Até aí, outros fortões que eram apenas fortões já haviam galgado degraus, mas não como este austríaco.
Como Mister Universo, mesmo com o sotaque incrivelmente carregado, ele aceitou todos os convites pagos e não pagos para aparecer na televisão.

Televisão e um documentário sobre fisiculturismo, chamado Pumping Iron, que assisti faz muito tempo. Não tem história alguma, é simplesmente um documentário que só interessava mesmo para quem gostava de fisiculturismo.
O primeiro filme mesmo veio em 1970, onde o grande campeão assinou Arnold Strong. Bom, alguém deve ter dito que o sobrenome dele era esquisito. É uma comédia sem cérebro, nonsense e absurda chamada Hercules em Nova York. O tipo de coisa que algum tempo depois a gente gostaria de esquecer e apagar da carreira… Pelo menos ele foi dublado, porque o sotaque era de amargar.
Assim foi com uma comédia para a TV, estrelando a sem graça da Lucille Ball e Stay Hungry, com o velho roteiro que já era velho em 1976. O sindicato quer comprar uma zona para botar tudo abaixo e construir algo lucrativo, o que incluia um ginásio… o resto é o resto.
Creio então que foi em Cactus Jack, o vilão, realmente o primeiro papel em que Arnold faz um personagem. Kirk Douglas no papel do vilão e Arnold no papel de “o estranho bonitão”, o cavaleiro de branco com suas armas de seis tiros e sete balas, isso nos idos de 1979.
Depois, em Scavenger Hunt, outra preciosidade de dar vergonha, Arnold ainda aparece num telefilme contando a história de Jayne Mansfield (receita para sessão da tarde sonolenta).
Finalmente em 1982, Dino DeLaurentiis produz aquele que é um dos mais A dos filmes B já feitos… Conan, o Bárbaro. Francamente, é um filme extremamente precário, mas mãos competentes fizeram do grandão um Conan perfeito.
Os produtores lucraram muito com o filme e engataram um contrato para mais dois. Muito bom para o já ex-atleta profissional.
O segundo filme, Conan, O Destruidor, de 1984, é ruim de dar dó, mas contrato é contrato. De qualquer maneira, as pessoas já foram nesse filme não para ver o personagem Conan, com aquele ilustre meio desconhecido… Já era para ver Arnold Schwarzenegger como Conan, da Ciméria.
É nesse ponto, ainda em 1984, que os produtores não contavam com a astúcia e a sorte de Schwarzenegger. Sorte porque O. J. Simpson recusou o papel principal de O Exterminador do futuro. Precisando de um outro atleta, James Cameron já havia achado interessante Arnold para o papel do soldado que salvaria a mocinha. Porém, Arnold conversando com Cameron fala como via o personagem… androide. Sorte mais astúcia… Arnold Schwarzenegger É o Exterminador do Futuro.

No próximo post: Músculos e Inteligência.

Anúncios

3 Respostas

  1. Hehehe! Na dublagem do filme CACTUS JACK o mocinho interpretado por Arnold Schwarzenegger era chamado no filme de “simpático estranho”.

    Pô, não acho que Conan, O Bárbaro, seja um filme classe B não.

  2. Conan é uma superprodução classe B.

    Ainda sem web em POA. Acho que a partir de quinta me estabilizo.

  3. Cadê a continuação do post, Tcheloco?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: