D. Estava escrito

Latika na estação

Latika na estação

Jamal Malik, um órfão de 18 anos saído das favelas de Bombaim, está apenas a uma resposta de obter o prêmio máximo na versão indiana do Show do Milhão e se tornar uma celebridade nacional. O desempenho do rapaz, entretanto, desperta suspeitas: como é possível que um favelado saiba tanto? Acusado de trapacear, Jamal é preso e torturado pela polícia. A fim de provar sua inocência, o garoto precisa explicar de que forma obteve as respostas: em seu depoimento, ele revela que para cada uma das perguntas feitas no show há um episódio correspondente em sua curta porém atribulada existência, contendo a chave para as respostas. Em outras palavras: aprendeu na escola da vida.

Esse é apenas o ponto de partida do roteiro (adaptado da novela Q & A, de Vikas Swarup) de Slumdog Millionaire, filmaço que resgata o prestígio do inglês Danny Boyle (Trainspotting), que andava em baixa nos últimos anos. A saga de Jamal, seu irmão Salim e sua companheira Latika (Athos, Portos e…?), três crianças tentando sobreviver em um mundo de miséria, preconceito e violência, remete a clássicos como Os Esquecidos (de Buñuel) e Era Uma Vez na América (Leone). Acrescidos, porém,  da alta voltagem e da edição em ritmo alucinante típicas dos filmes de Boyle, que aqui divide os créditos da direção com a indiana Loveleen Tandan.

Um pouquinho melhor que Caminho das Índias

Anúncios

5 Respostas

  1. O livro já tem edição no Brasil. Saiu pela Companhia com o nome de Sua Resposta Vale Um Bilhão – e pela extensão tá mais pra romance do que pra novela.

  2. Fica de pé na prateleira? É romance. Na verdade, eu é que comi mosca e fui traído pelo falso cognato: traduzi ‘novel’ como ‘novela’.

  3. Tirando o final “deixa que eu te explico sem narração em off”, o filme é irretocável.

  4. Ah, sim, e o senhor meteu um spoiler logo no título, né? =D

  5. Ré, ré… De leve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: