Mupputaria

O caminho normal é que muita coisa que se gosta na infância seja deixada de lado em nome da putaria quando se entra na adolescência. Mas esta é a formidável saga de algo que começou como putaria e virou um símbolo da infância da geração dos integrantes deste blog – todos já dobrando o cabo da Boa Esperança.

Alguns de vocês vão se lembrar, com certeza, do vídeo abaixo, o insuperável clássico quadro dos Muppetts no qual um personagem chamado Bip Bippadotta, acompanhado daquelas vacas estilizadas que atendiam pelo nome de Snowths interpreta a grudenta Manah Manah. O vídeo abaixo, de 1977, contém participação do Sapo Caco.

Esse esquete também foi o responsável pela gigantesca popularidade da música, hit nos anos 1970 em mais de um país, galgando postos entre as 100 mais da Billboard e nas paradas do Reino Unido, carro-chefe do disco com a trilha sonora do programa, sucessão na terra da Rainha. Agora duas informações que talvez nem todos soubessem: essa versão que vocês viram acima, a mais conhecida, não é a primeira. Houve duas versões anteriores dos próprios Muppets, uma em 30 de novembro de 1969, ao vivo no Ed Sullivan Show, no qual é possível ouvir as risadas da platéia de verdade e não uma claque gravada:

E outra, anterior ainda, gravada também em 1969, alguns dias antes, para o programa Vila Sésamo, mas com bonecos diferentes. Uma versão mais tosca de Bip Bippadotta, com o mesmo nome (o personagem Bip acabaria ganhando o nome de Manah Manah quando os Muppets estrearam seu próprio show, nos anos 1970), e duas garotas-muppett, e não as Snowths, interpretam essa versão jurássica:

E é agora que vem a parte divertida. Embora o esquete seja de autoria dos criadores dos Muppets, a música, que parecia feita sob medida para sacanear os insuportáveis “scats” sem sentido dos intérpretes de jazz, na verdade ERA uma música de jazz cuja letra era composta apenas de palavras sem sentido com sonoridade de scats. A canção foi composta pelo italiano Piero Umiliani em 1968 e usada na trilha sonora de um filme que se enquadraria no que hoje chamaríamos de “softcore”, ou “filmes estilo Emanuelle”, produções com nudez e um pouco de sexo simulado para atiçar punheteiros light. O filme em questão, Svezia, Inferno e Paradiso (ou Suécia: Inferno e Paraíso), era uma produção italiana cuja estrutura imitava a de um documentário sensacionalista que investigava a natureza sexualmente permissiva de suecos e suecas, e a famosa Manah Manah que assistimos enquanto guris interpretadas por três marionetes divertidos na verdade tocava na cena de sauna que vocês podem ver abaixo, com o som da versão original de Umiliani – há também uma versão gravada por Don Salvador.

Ao assistir o vídeo, abaixo, podemos rapidamente concluir que: 1) a versão dos Muppets é melhor, e 2) as pessoas se excitavam com pouca coisa no cinema de antigamente:

Anúncios

9 Respostas

  1. Essas suecas são puro cabritismo.

  2. O melhor de tudo é que naquela época sauna era um troço tão novo para os “não-escandinavos” ainda que os cineastas não haviam se dado conta de que se você vai filmar alguma coisa em uma, deve providenciar um pouco de fumaça branca porque não existe sauna sem vapor.

  3. Existe sim… a sauna seca.

  4. Voltando… a versão “original” parece até um sambinha, eh, eh, eh!
    Aliás essa cena “original” é pura comédia com esta musiquinha!

  5. Tá, mas… existia a tal “sauna seca” naquela época?

    Qualquer das versões, uma melhor que outra, adoro essa musiquinha! Essa e aquele assovio do filme: A Vida de Brian.

  6. Bip o quê? Esse é o nome dele? Gostava mais quando se chamava Animal.

  7. Acho que são personagens diferentes.

  8. Pois é, o Animal era o que tocava e comia drums, né não?

  9. Que eu me lembre sim.

    E essa música tem uma versão EM SAMBA, feita por um jazzista americano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: