Meio século de Peter Jackson

No próximo dia 31, Halloween, Peter Jackson comemora seus 50 anos. Nascido em uma pequena cidade costeira da Nova Zelândia, Jackson já produzia seus primeiros curtas em super-8 antes mesmo de completar dez anos.

Em 1983, aos 22, iniciou as filmagens de Bad Taste (aqui no Brasil, Trash – Náusea Total), acumulando as funções de diretor, produtor, roteirista, ator (em mais de um papel), fotógrafo, editor e (Ufa!) técnico em efeitos especiais visuais e de maquiagem. Levou quatro anos para ser concluído, pois Jackson só podia filmar aos finais de semana, contando apenas com a ajuda de uns poucos camaradas. Em 1987, contudo, o que era pra ser apenas uma brincadeira entre amigos era apresentado – e aclamado – no Festival de Cannes. Com essa curta seqüência, de apenas 20 segundos, temos um panorama bem sincero da primeira realização do diretor.

1989. Jackson decide sacanear o universo de Jim Henson, criando os Feebles, uma espécie de Muppets versão Mundo Bizarro, com direito a sexo, drogas e… The Sodomy Song!

Finalmente, em 1992, temos Fome Animal (Braindead), longa que catapulta de vez sua carreira, permitindo-lhe produzir filmes como Almas GêmeasOs Espíritos, e garantindo sua entrada pela porta da frente no mainstream. A seqüência selecionada chama a atenção pela sensibilidade e ternura reveladas pelo diretor na abordagem do relacionamento entre um homem e um bebê.

Bebês e liquidificadores, atração irresistivel
Bebês e liquidificadores, atração irresistível

Nada mais apropriado para uma agradável noite das Bruxas do que assistir aos primeiros filmes do senhor Peter Jackson. Recomenda-se dieta leve antes da sessão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: