Der Golem

O Golem é um mítico ser artificial, associado à tradição mística do judaísmo, em particular, à cabala. A mais conhecida narrativa envolvendo a criatura remonta à Praga do século XVI: inconformado com a perseguição sofrida pelos judeus, o rabino Loew modela o Golem em barro e invoca o grão-duque do quinto dos infernos, Astaroth, fazendo com que este dê vida ao monstro.

Realizada na Alemanha, a versão para o cinema de O Golem assustou um bocado de gente nos idos de 1920, e no decorrer dos anos veio a se tornar uma espécie de ícone cultural: James Whale teria se inspirado nele ao dirigir sua adaptação do romance de Mary Shelley, Frankenstein, e até os Simpsons parodiaram o filme, em um daqueles episódios anuais do Dia das Bruxas.

Passados 88 anos, entretanto, não há como o filme impressionar as pessoas do século XXI. Se ele consegue chamar a atenção atualmente, é mais pelo aspecto ridículo. As snapshots, tiradas direto do filme, não estão lá grande coisa, mas dão uma idéia do que estou falando.

Pra começar, reparem bem no Golem (interpretado pelo próprio diretor do filme, Paul Wegener): não parece o ator Roberto Guilherme, vulgarmente conhecido como Sargento Pincel?

Sargento Golem

Sargento Golem

Tão logo o Rabino Loew dá a vida ao Golem, o que ele faz? Utiliza sua mítica criatura para vingar o perseguido povo judeu contra as ofensas sofridas? Não. Dá uma sacolinha de vime na mão do bicho e pede pra ele ir à mercearia fazer compras.

- Bom dia, senhores, eu sou o Golem, um monstro da mitologia judaica, e quero dois quilos de batatas, um de cebola e um pé de alface, por favor.

– Bom dia, senhores, eu sou o Golem, um monstro da mitologia judaica, e quero dois quilos de batatas, um de cebola e um pé de alface, por favor.

Mas o melhor de tudo reservei para o final. Trata-se do meu personagem favorito, Florian, o mensageiro do rei. Na seqüência de fotos, reparem no visual do saltitante cavaleiro: tudo nele é pura alegria e frescor, a começar pelo nome, Florian. Observem seus cabelinhos laqueados, a flor viril que carrega nos dentes, o enorme penacho sobre sua cabeça, a pose de bulezinho e seu sorriso sedutor… Um herói nato! Ainda bem que o Golem joga o cabra de cima de uma torre.

Anúncios

3 Respostas

  1. A grande pergunta é: Mensageiros como esse cospem ou enGOLEM?

  2. meu deus, não falou nada com nada hein, chefe?

  3. Hmmm, esse Anônimo aí é fanzoca do Florian…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: