Esse cara é bom

Andrew Niccol é como um daqueles volantes que não aparecem para a torcida, mas cuja participação acaba sendo fundamental na campanha do clube. Não é um “diretor-estrela”, na linha de caras como o Shyamalan, que andam apostando mais na quantidade do que na qualidade.

Seus filmes não são fast food, definitivamente. Entretenimento de qualidade, isso sim, mas sem apelar para mundos paralelos ou elfos de sexualidade ambígua. O verdadeiro efeito especial reside no roteiro, algo que os executivos da televisão americana já sacaram há cerca de uma década.

Nicoll prefere comer pelas beiradas, e nessa balada vem afirmando seu currículo como um dos mais interessantes dos últimos anos. Senão, vejamos: escreveu o roteiro do Truman Show, escreveu e dirigiu Gattaca, ficção científica para adultos – algo complicado de se fazer direito.

Seu trabalho mais recente, o amoral O Senhor das Armas – que também escreveu e dirigiu – é um dos filmes mais bacanas dos últimos anos. Nicholas Cage domina a cena com mestria, mas ainda sobra espaço para um correto Jared Leto. A seqüência da troca de bandeiras em alto-mar é antológica.

Alguns deslizes, como o roteiro dos chatíssimos O Terminal, do Spielberg, e S1m0ne, que Nicoll também dirigiu, não chegam a empanar o brilho de uma carreira em sólida ascensão. Vamos ver se ele consegue se manter assim após a estréia de seu “Dali & I: The Surreal Story”, com Al Pacino no papel de Salvador Dali (??!), prevista para 2009.

Anúncios

2 Respostas

  1. “Alguns deslizes, como o roteiro dos chatíssimos O Terminal, do Spielberg, e S1m0ne, que Nicoll também dirigiu, não chegam a empanar o brilho de uma carreira em sólida ascensão.”

    Lamento, mas chegam sim.

  2. Cara, tu é muito… Severo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: