Relatório, Kowalski!

A revista Slate apresenta em sua página na internet um artigo que é uma seleção das melhores histórias em quadrinhos recentes que abordam o conflito no Iraque. A ironia, segundo o autor do texto, Dan Kois, é que o melhor deles não se passa no Oriente Médio, e sim nas ruas de Nova York, a história DMZ, do pouco conhecido por aqui Brian Wood, que faz uma alegoria da guerra apresentando uma apocalíptica Nova York submetida a um feroz cerco militar.

No link também é possível encontrar um preview e um texto de apresentação das publicações recentes que termatizam a Guerra no Iraque. Está lá mais uma reportagem em quadrinhos feita por Joe Sacco, famoso por seus trabalhos sobre a Palestina (Palestina, uma Nação Ocupada e Na Faixa de Gaza) e sobre o conflito na Bósnia (Área de Segurança: Gorazde, e Uma História de Sarajevo). Em Complacency Kills (cuja imagem ilustra esta página), Sacco acompanhou por duas semanas (tempo, segundo ele, muito curto para que pudesse fazer algo à altura dos trabalhos anteriores) uma unidade dos fuzileiros navais norte-americanos baseados em Haditha Dam.

Há também outra reportagem em quadrinhos feita pelo jornalista David Axe e pelo desenhista Steven Olexa , sobre um repórter partindo para acompanhar o conflito. Há uma história que, pela capa tosquíssima, não promete nada diferente, de um super-herói independente chamado Phantom Jack que vai ao Iraque e é mostrado na capa com uma pistola apontada para a cabeça de Saddam Hussein (é terrível, parece piada, confiram aqui), uma história publicada pela Marvel, mas sem super-heróis, sobre um pelotão no meio do conflito, ao estilo da extinta Conflito do Vietnã (alguém lembra?) e outras. São 15 previews ao todo. Divirtam-se.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: