Cartum x Realismo? Alarme Nerd!



Foi uma coincidência muito apropriada o André mencionar sua outrora paixão platônica pela morena das histórias da turma do Archie, Verônica. Isso porque essa turma da cidade ficcional de Riverdale tem sido o centro de uma das polêmicas mais acirradas dos últimos meses envolvendo nerds de quadrinhos (sujeitos com o maior talento para discutir acirradamente qualquer coisa, como ironizamos naquele campo superior em que apresentamos o site, ali em cima).
Os quadrinhos da turma do Archie são desenhados no mesmo estilo cartunesco, com as inevitáveis variações mínimas ao longo do tempo, por 60 anos, tirando apenas uma reformulação de maior impacto realizada por Dan DeCarlo em 1950. É um quadrinho tão tradicional como a Disney, os personagens de Hanna-Barbera ou as brasileiras histórias da Turma da Mônica. Só que por lá a Archie Comics – provavelmente para enfrentar vendas baixas e crise de capital – anunciou uma experiência inusitada: vai lançar algumas edições das revistas da turma do Archie com histórias desenhadas por Steven Butler em um traço menos cartunesco, como o que marca a série há seis décadas, e buscando uma estilização mais aproximada do real. Aí do lado, você vê o traço tradicional, também reproduzido no post do André, e a nova proposta, na capa número 151 da revista Betty&Veronica (a mesma Verônica ao qual o André dirigiu seu elogio no texto anterior)

Foi o necessário para que houvesse tremores sísmicos no planeta nerd. John Brownlee, o editor da revista especializada em cultura pop Wired publicou um artigo virulento em seu blog no qual critica veementemente a iniciativa, dizendo que o traço cartunesco e icônico de Archie e sua turma faz parte da marca pessoal dos personagens, assim como os Simpsons são facilmente reconhecíveis por qualquer um que os veja. Ele vai além:

Mas, o mais importante, o trabalho de Butler também desperdiça o enredo básico das histórias ao fazer Betty e Veronica totalmente diferentes. Isto não apenas priva a indecisão amorosa de toda sua deliciosa ironia (Que importa com qual garota Archie fique? Elas são ambas a mesma garota) como, vamos encarar: uma das razões pelas quais a coisa toda do triângulo amoroso Betty / Veronica / Archie é tão fascinante é que Betty e Veronica se parecem exatamente uma com a outra, com a exceção da cor do cabelo.

Em fóruns e blogs rede afora, a polêmica ganhou corpo com os pitacos acrescentados por outros artistas de quadrinhos. Em sua página, Rich Gentleman também desancou o trabalho de Butler e, como uma forma irônica de provar que a reinvenção de um personagem tão marcante em seu traço como Archie é um tiro no pé, criou uma galeria de desenhos de Archie inspirados nos estilos de alguns grandes desenhistas norte-americanos, como Frank Cho e Frank Miller. Também Stuart Immonem apresentou a versão que faria para a turma, apenas alterando um pouco o traço mas preservando o cartunesco.

A grita foi tão grande que o editor da Archie Comics teve de vir a público para lembrar que a história toda é um teste.

Para saber mais:
Omelete

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: