Tesouros de Locadora – 1

Quando se pensou em fazer o Alarme Nerd, há algum tempo atrás, uma das idéias era falar sobre aqueles filmes que podem ser chamados de tesouros de locadora… Aqueles filmes que, por um motivo ou outro, são considerados “menores”, que chegaram sem alarde, sem publicidade, às vezes até direto em vídeo. Ou seja, filmes dos quais você nunca tinha ouvido falar mas, que, por curiosidade, por instinto, por dica de alguém e às vezes até por falta de opção, você arrisca e acaba levando para casa um filme que acaba sendo uma bela surpresa.
Uma dessas belas surpresas – pelo menos para mim foi – é o filme Alta Frequência, de 2000, dirigido por Gregory Hobblit, com Dennis Quaid e Jim Caviezel no elenco.

Com roteiro enxuto e direção ágil, o filme lida com as possibilidades de mudar o passado para corrigir o presente a partir do momento que, graças a um fenômeno científico que envolve a aurora boreal, pai (Quaid) e filho (Caviezel) começam a se comunicar através de um rádio amador. O detalhe é que 30 anos separam os dois.

Mudanças no passado que afetam o presente talvez não sejam a mais original das idéias (Efeito Borboleta é outro filme interessante sobre o tema), mas aqui neste filme as situações são tratadas de maneira engenhosa, como quando o pai precisa passar um objeto para o filho, 30 anos no futuro, e é quase impossível não soltar um grito de “aí, mocinho!!!” quando a situação parece irremediavelmente perdida e se resolve de forma empolgante com uma bela reviravolta de roteiro.

Ok, ok, eu sei, o filme é de seis anos atrás, até já passou na tv aberta (e se passar de novo eu provavelmente assisto outra vez), muita gente provavelmente já viu e hoje em dia, com as informações circulando pela internet, fica quase impossível se surpreender com filmes mais antigos, mas fica a dica de um filme inteligente que poderia passar desapercebido, mas rende ótimos momentos.

Nota: Gregory Hobblit também dirigiu os igualmente interessantes As Duas Faces de um Crime (1996, com Richard Gere e Edward Norton) e Os Possuídos (1998, com Denzel Washington e John Goodman), entre outros.

Dennis Quaid eu acho que não preciso dizer quem é, e Jim Caviezel deve ter ficado mais conhecido por ter sido Jesus Cristo naquele filme do Mel Gibson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: